A pandemia do COVID-19 alcançou tudo e todos, ninguém estava preparado, muito menos o setor de beleza. No entanto, com regras mais rigorosas de alguns estados que a princípio já enfrentaram momentos de pico, e com maior aderência da população às medidas de isolamento, têm sido possível a retomada lenta e gradual de alguns serviços, como os salões de beleza.
O SEBRAE fez orientações aos serviços de beleza muito pertinentes, sendo a primeira delas: “TRABALHE COMO SE TODOS ESTIVESSEM INFECTADOS”, relembrando sobre o período de incubação do vírus (de 4 a 14 dias) e a possível transmissibilidade dos assintomáticos (quem não apresenta os sintomas da doença). Ou seja, tratar como se todos os colegas de trabalho e clientes estivessem doentes, no sentido de redobrar os cuidados com EPI’s, ventilação dos ambientes, materiais de trabalho, celulares, etc.
A segunda orientação foi a “ATENÇÃO AOS DECRETOS”. Neste momento de incertezas cada ente está tomando suas medidas, e isso gera uma insegurança jurídica enorme. Então se você tem seu salão de beleza, trabalha em um salão, é autônoma ou até mesmo cliente, fique de olho nas notícias locais do seu município e estado, pois as alterações têm sido quase que diárias.
Outra orientação para retomada gradual e segura dos negócios de beleza, é a não realização de serviços simultâneos no mesmo cliente. Por exemplo, uma manicure e uma pedicure cuidando da mesma cliente ao mesmo tempo, exceto se for possível respeitar o distanciamento mínimo entre profissionais e cliente.

